- PRAIA DE AREIA PRETA E BOSQUE DOS NAMORADOS
A Praia de Areia Preta é uma praia localizada no bairro de mesmo nome em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Uma notável característica de Areia Preta são os prédios luxuosos à beira-mar e a areia escura que dá nome a praia.
A praia também é conhecida como "Praia de Miami" na época em que americanos instalaram por lá a sua base militar, em plena II Guerra Mundial. Esta praia é bastante frequentada pela população do bairro periférico de Mãe Luísa que está localizado atrás dos hotéis de luxo à beira-mar e que faz uma espécie de contraste entre riqueza e pobreza parecido com o que ocorre nas grandes cidades do Sudeste.
É também desta praia que se dá para ver o Farol de Mãe Luiza no alto das dunas do Parque das Dunas.
A Praia de Areia Preta é um dos sete pontos da "Area Especial de Interesse Turístico" do litoral, por isso, a praia é vigiada 24 horas por dia por algumas das 23 câmeras instaladas ao longo do litoral de Natal.1
Já o Parque Estadual Dunas de Natal "Jornalista Luiz Maria Alves", mais conhecido simplesmente como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados, é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.1
Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, o Parque das Dunas foi a primeira unidade de conservação ambiental implantada no estado do Rio Grande do Norte. É parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO e, por isso, declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade. A entrada principal do parque localiza-se no bairro do Tirol, porém, de fato, o parque se distribui ao longo dos bairros de Ponta Negra, Mãe Luíza e Capim Macio, se estendendo ao longo da Via Costeira, onde abriga também o Centro de Convenções de Natal.
Considerado o segundo maior parque urbano do Brasil2 3 (superado apenas pela Floresta da Tijuca), exerce uma grande importância na regulação do clima local, contribuindo com a recarga do aqüífero subterrâneo, fixação das dunas e purificação do ar, além de ser uma paisagem belíssima para a cidade.
Foi nestas paisagens que o auxiliar de enfermagem Victor Hugo, 1,75 m, 66 kg, posou para as lentes do fotógrafo Netto Juvino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário